Brasil
Acesso à Informação

Unidiversidade - Editoria científica

28/04/2016

Entre escrever um artigo e a sua publicação numa revista científica há um longo caminho. O Portal de Periódicos Fiocruz, em parceria com o programa Unidiversidade (Canal Saúde), promoveu uma conversa com editores de diversos periódicos editados na instituição sobre as etapas deste processo.

Com um formato superdinâmico, o programa debate o passo a passo deste processo, tratando de: submissão dos artigos e dos critérios que envolvem sua seleção pelos editores; revisão por pares; publicação, disponibilização e divulgação dos artigos, entre outras etapas.

Nessa edição do Unidiversidade, há outras questões atuais e importantes em pauta, como o acesso e a comunicação das pesquisas tanto pela comunidade científica quanto pela população em geral; a indexação, internacionalização e avaliação dos periódicos; a profissionalização da editoria científica e a sustentabilidade das revistas.

Fechando o programa, os editores comentam como tem sido aprendizado coletivo que vem ocorrendo no Fórum dos Editores Científicos da Fiocruz.

Programa exibido em 18/4/2016.

Acesse o site: http://www.canalsaude.fiocruz.br
Facebook: www.facebook.com/canalsaudeoficial
Twitter: http://twitter.com/canalsaude
Sugestões, dicas ou críticas: canal@fiocruz.br ou 0800-701-8122 (ligação gratuita)

Instituição: 
Fundação Oswaldo Cruz
Autoria: 
Canal Saúde
Colaborador(es): 
Apresentador: Renato Farias

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.