Brasil
Acesso à Informação

Reciis lança edição especial com trabalhos apresentados na 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto

Pesquisadores de países como Brasil, Portugal e Moçambique discutiram o acesso à ciência aberta durante o encontro sediado pela Fiocruz

26/12/2017
Por André Bezerra e Frederico Azevedo (Icict/Fiocruz)

 

Um dos grandes destaques da agenda da Fiocruz para as áreas de comunicação e informação em 2017 foi a realização da 8ª Conferência Luso-Brasileiro de Acesso Aberto (Confoa), na sede da instituição, entre 4 e 6 de outubro. Com o tema Do acesso aberto à ciência aberta, o evento reuniu pesquisadores de países como Brasil, Portugal e Moçambique. Os trabalhos submetidos nas modalidades Comunicação Pecha kucha fazem parte de um suplemento especial da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), que já está disponível para consulta.

Os editores da publicação, que é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), destacam a diversidade das pesquisas e experiências compartilhadas, assim como a variedade de temas abordados nos trabalhos. A 8ª Confoa recebeu 275 participantes e teve sessões com comunicações orais, Pecha Kucha - que são formatos mais curtos de apresentações -, pôsteres e workshops. Segundo o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, “a participação expressiva na 8ª Confoa demonstra o crescimento do interesse e do compromisso de profissionais e de instituições do Brasil e de Portugal com projetos e políticas de promoção do acesso aberto e com a construção de um movimento global em torno do ideário de uma ciência aberta”.

Sobre a revista

Reciis é um periódico multidisciplinar, com artigos nas áreas de comunicação, informação e saúde, além de ensaios, entrevistas, imagens comentadas, notas de conjuntura, relatos de experiência e resenhas. Em 2017, o periódico completou dez anos.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.