Brasil
Acesso à Informação

Livro acadêmico, um espetáculo: do autor ao leitor

22/04/2016
Profissionais de editoras acadêmicas atuam em sintonia para publicar grandes obras científicas. Conheça os bastidores desse processo!
Resumo: 

O infográfico mostra o processo de produção de um livro acadêmico, desde a concepção da obra original pelo autor até a fruição pelo público leitor, tendo por base o trabalho da Editora Fiocruz, que é uma editora universitária - e guardadas as particularidades de seu processo em relação a outras editoras deste segmento.

As informações do material enfocam as diferenças entre o livro acadêmico e o livro "comum" (temáticas, abordagens e etapas de validação), assim como livro acadêmico e artigo científico (cujos formatos e prazos de produção são distintos).

Em termos de conceito, a editora é comparada a uma orquestra, com diversos atores que lideram processos complexos: eles precisam executar todas as atividades em sintonia para que o resultado seja apreciado pelo público leitor.

Autor: 
Infografia: Loja Interativa
Criação e conteúdo: Fernanda Marques
Edição: Fernanda Marques e Flávia Lobato

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.