Brasil
Acesso à Informação

Gates anuncia na Fiocruz financiamento para eliminar malária

25/06/2018

Confira 10 artigos com diferentes enfoques sobre o tema, selecionados pelo Portal de Periódicos Fiocruz

Por Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias) e Portal de Periódicos Fiocruz | Fotos: Pedro Linger

Investimento visa acelerar os esforços para eliminação da malária no Brasil
 

“Uma possibilidade de cura radical para a malária, através da combinação de um novo medicamento em uma única dose, com um diagnóstico que garante que o tratamento é adequado para a pessoa”. Foi assim que a CEO da Fundação Bill and Melinda Gates, Sue Desmond-Hellmann, definiu o tratamento que pode ser implementado a partir de testes desenvolvidos pelo Instituto Elimina, um consórcio de cerca de 30 organizações — que incluem o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “É medicina de precisão sendo usada para populações mais pobres”, destacou.

Sue esteve pela primeira vez no Brasil como CEO da Gates, e visitou a Fiocruz na última terça-feira (19/6) para anunciar um investimento de US$ 600 mil (cerca de R$ 2,2 milhões), a fim de acelerar os esforços para eliminação da malária no Brasil. Além disso, ela e sua equipe participaram de reuniões e visitas a projetos da Fiocruz já apoiados pela Fundação Bill e Melinda Gates. “O Brasil está numa excelente posição para liderar outros países nos esforços para eliminar a malária”, ressaltou. Ela comentou, ainda, a cooperação entre as instituições: “Trabalhando em colaboração com o Ministério da Saúde, a Fiocruz e outros parceiros importantes, nosso objetivo é encurtar substancialmente o tempo necessário para disponibilizar novos tratamentos e testes para a malária”. A expectativa é que o tratamento esteja aprovado para ser utilizado já em 2019.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, celebrou a parceria entre as duas instituições, que já dura mais de uma década, e destacou a importância do nosso Sistema de Saúde (SUS) na luta contra a malária e outros problemas de saúde. “É importante pensar o SUS como a principal inovação em saúde, tanto na dimensão tecnológica como social”, afirmou Nísia. Para a presidente, a medicina personalizada abre novas perspectivas de tratamento, mas também traz o risco de gerar novas desigualdades. Por isso, iniciativas em saúde pública são importantes. “Quando falamos de malária, não se trata mais de uma doença negligenciada, mas sim de uma população negligenciada”, definiu Nísia.

 

Na parte da manhã, a equipe da Fundação Gates conheceu o criadouro de
mosquitos 
Aedes aegypti com o método Wolbachia 


Então, quer saber mais sobre malária?

Confira 10 artigos sobre malária, selecionados pela equipe do Portal de Periódicos Fiocruz. A produção abrange os últimos cinco anos e enfoca diferentes aspectos da doença: históricos, geográficos, da pesquisa, transmissores, entre outros.
 

1. Sucesses and failures of sixty years of vector control in French Guiana: what is the next step?

2. Antimycobacterial and antimalarial activities of endophytic fungi associated with the ancient and narrowly endemic neotropical plant Vellozia gigantea from Brazil

3. Associação entre malária e anemia em área urbana de transmissão do Plasmodium: Mâncio Lima, Acre, Brasil

4. Estudo farmacobotânico das folhas de Aspidosperma excelsum Benth (Apocynaceae)​

5. Highly active ozonides selected against drug resistant malaria 

6. Repelentes de mosquitos, eficácia para prevenção de doenças e segurança do uso na gravidez

7. Time trends and changes in the distribution of malaria cases in the Brazilian Amazon Region, 2004-2013

8. A historical perspective on malaria control in Brazil

9. The Juscelino Kubitschek government and the Brazilian Malaria Control and Eradication Working Group: collaboration and conflicts in Brazilian and international health agenda, 1958-1961

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.