Brasil
Acesso à Informação

Editorial trata da construção coletiva de uma política de dados abertos para a Fiocruz

23/02/2018

Autores apresentam um relatório que analisa experiências da União Europeia e de oito países em políticas, governança e infraestruturas de dados abertos

Por Revista Trabalho, Educação e Saúde


No primeiro número de 2018, a Revista Trabalho, Educação e Saúde - que passa a ser apenas eletrônica - destaca o editorial Ciência aberta, dados abertos: desafio e oportunidade, de autoria de Paula Xavier dos Santos e Paulo Guanaes. No texto, eles tratam do processo de construção de uma política de dados abertos para a Fiocruz. Neste sentido, apresentam um relatório intitulado Livro Verde - Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. A publicação reúne iniciativas relacionadas a políticas, governança e infraestruturas de dados abertos, implementadas na União Europeia e em oito países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Holanda, Portugal e Reino Unido.

Na introdução do editorial, os autores afirmam: "Hoje, uma das principais narrativas da ciência é tornar universal o acesso a dados de pesquisa, sobretudo aquela financiada com recursos públicos, motivação comum que está na base do movimento pelo acesso aberto à informação científica, iniciado no final dos anos 1990. Sem perder de vista que a abertura de dados de pesquisa no Brasil se insere numa discussão ainda recente, sua implementação é necessária, não apenas por se tratar de oferecer acesso aberto ao que resulta de financiamento público, mas também de cumprir com o compromisso de fazer ciência sob a inspiração de uma filosofia aberta, apoiada nas infinitas possibilidades das tecnologias da informação e comunicação, que estimulam produção colaborativa e compartilhada entre pesquisadores, especialmente pelo reuso dos dados". 

Quanto ao Livro Verde, eles lembram que a publicação é o primeiro resultado de uma ampla pesquisa sobre o tema que vem sendo realizada pelo Grupo de Trabalho em Ciência Aberta, vinculado à Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação, em parceria com o Centro de Integração de Dados e Conhecimento em Saúde (Cidacs). Para saber mais, você pode acessar o relatório completo aqui.

 

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.